Como otimizar a busca por editais de licitação que se enquadram à sua empresa?

Como otimizar a busca por editais de licitação que se enquadram à sua empresa?

O fornecimento de mercadorias e serviços para órgãos da administração pública é o objetivo de muitas empresas. Entretanto, ter acesso a um edital de licitação que esteja alinhado ao perfil do seu negócio não é uma tarefa tão simples, por isso, muitos gestores têm dificuldade de encontrar as melhores oportunidades em meio a tantas possibilidades.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo que vai ajudá-lo a entender melhor sobre o funcionamento de editais de licitação e como você pode otimizar a busca por oportunidades alinhadas com o que o seu negócio tem a oferecer. Acompanhe!

Vale a pena participar de uma licitação pública?

Antes de compreender como é possível otimizar a busca por editais de licitações, é interessante entender de que forma elas podem ser tornar uma solução profícua para os empresários. Entre as vantagens de participar de uma licitação pública podemos destacar a redução de risco de inadimplências e as garantias contratuais da negociação.

No âmbito da inadimplência, é de conhecimento geral que o mercado sofre com o problema do descumprimento das obrigações e do atraso em pagamentos, o que gera danos significativos para as empresas.

Entretanto, quando o cliente é um órgão público que está buscando um produto ou serviço por meio de um processo licitatório, significa que ele tem dinheiro em caixa para realizar o procedimento, razão pela qual as chances do fornecedor não receber o pagamento são praticamente nulas.

Além disso, as garantias contratuais da negociação, sustentadas pela legislação brasileira, asseguram ao contratante e ao contratado um documento que explicitará todas as diretrizes da negociação, trazendo mais segurança para as partes envolvidas. ​Isso significa que negociar com órgãos públicos além de ser vantajoso sob o aspecto de segurança jurídica, é uma solução interessante para quem busca crescimento e previsibilidade do seu negócio.

Quais os benefícios das licitações para microempresas?

É importante destacar que o processo licitatório é uma possibilidade que alcança a diversos segmentos do mercado e empresas de diferentes tamanhos. A Lei Complementar 123/2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno porte, ampliou a possibilidade de participação dessas organizações em processos de licitação com órgãos da administração pública. 

Assim, a legislação foi bastante útil para favorecer microempresas e de pequeno porte em processos de compras com órgãos públicos.

Uma das vantagens criadas pela lei é que estas empresas podem comprovar a sua regularidade fiscal após a fase da habilitação, diferente do que acontece com as outras organizações, que precisam comprovar sua regularidade fiscal já na fase de habilitação para o certame.

O empate fictício é outra vantagem concedida às microempresas que, caso tenham uma diferença com relação ao concorrente seja de 5% a 10%, ganham o acesso à proposta do concorrente e a oportunidade de cobri-la, caso seja do seu interesse.

Além dessas, outra situação que facilita a entrega de organizações de pequeno porte é a lei que autoriza grandes empresas vencedoras a subcontratarem produtos e serviços de empresários menores. Esse benefício, além de contribuir para a movimentação da economia nestes pequenos negócios, ajuda a mantê-las ativas no mercado.

Quais são os tipos de licitações?

Na prática, as licitações são divididas em quatro grupos: menor preço, melhor técnica, técnica e preço ou melhor oferta. O primeiro grupo é o mais comum e compreende nas ofertas que dão prioridade para a proposta mais interessante no que diz respeito ao valor. Entretanto, é importante que o empresário saiba que não basta apresentar o menor preço, é necessário atender às exigências do edital de licitação.

O segundo grupo, de melhor técnica, inclui os processos nos quais o objeto licitado necessita de profissionais/empresas que ofereçam uma alta qualidade e tecnicidade para o fornecimento do serviço. Esse modelo é utilizado nos casos em que há necessidade de um trabalho mais específico em nível intelectual e técnico.

Já o grupo de licitações de técnica e preço, é aplicado nos casos em que há necessidade de grande conhecimento técnico, mas que também é analisado o quesito preço.

Por fim, a quarta modalidade de licitação, conhecida como maior lance ou oferta, é um modelo bem específico e voltado para situações de alienação de bens/materiais e concessões de direito de uso de espaços/serviços públicos. Nesse tipo, o vencedor é aquele que apresenta a maior oferta, um sistema muito parecido com o que vimos em leilões. 

Como você pode ver, o tipo de licitação varia de acordo com o objetivo do órgão público, estando atrelado às especificidades de cada caso e às necessidades das entidades. Atualmente, encontramos inúmeros editais de licitação em andamento e um dos grandes desafios dos empresários está em localizar o modelo de licitação que esteja alinhado com o seu negócio, gerando uma oportunidade real de participação em um certame.

E é justamente nesse aspecto que a tecnologia surge como uma solução eficiente para auxiliar no processo de localização e gestão de licitações dentro de empresas interessadas em participar desse tipo de processo.

Por que automatizar a busca de licitações?

Todos os dias, milhares de licitações são publicadas em meios de divulgação. Por isso, encontrar estas oportunidades utilizando meios de busca manuais pode representar a perda de boas oportunidades de negócio. Por exemplo, é pouco provável que a sua empresa, por meio de um método tradicional de busca, encontre licitações em cidades menores, já que esses processos não costumam ter tanta visibilidade.

Nesse sentido, apostar em uma plataforma de automação é uma estratégia imprescindível para o empresário que deseja atingir bons resultados e competitividade na localização e participação em processos licitatórios.

Quais os benefícios de uma ferramenta de gestão de licitações?

E é dentro desse cenário de oportunidade e automação de tarefas que surgem ferramentas específicas voltadas para a gestão e busca de licitações em todo território nacional. A tecnologia agrega eficiência e qualidade para venda de produtos e serviços para órgãos públicos.

Ao optar por um sistema de gestão a empresa tem a oportunidade de desenvolver boas práticas, participando de forma mais organizada e ativa nos processos de licitação.

Entre os benefícios de uma ferramenta de gestão, podemos destacar a facilidade na preparação de propostas, a capacidade de gerenciamento eficiente de documentos, o controle de entregas e empenhos, a integração da agenda e as ferramentas de análises de editais.

Tais ferramentas oferecem soluções que facilitam a rotina do empresário, tornando mais simples todas as etapas mais organizadas e eficientes.

Quais os benefícios de usar uma plataforma para busca de licitações?

Uma plataforma de gestão não é tudo que a tecnologia tem a oferecer para os empresários. O grande diferencial desses sistemas voltados para os processos de licitação é a possibilidade de buscar oportunidades diretamente na plataforma.

Assim, o empresário tem a possibilidade de localizar e gerenciar as suas licitações em um único lugar. O que representa eficiência, controle de gastos e segurança tanto para a empresa quanto para o seu contratante. 

Como você pode ver, a tecnologia é uma aliada nos processos de localização e gestão de licitações. Por isso, para se tornar competitivo no mercado é imprescindível investir no uso de plataformas especializadas.

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