Conheça os benefícios de usar uma plataforma para busca de licitações

Conheça os benefícios de usar uma plataforma para busca de licitações

Uma plataforma de busca de licitações é a novidade que promete movimentar o mercado dos empresários que trabalham prestando serviço ao governo por meio das licitações públicas — ofertando produtos ou serviços especializados para grandes obras, por exemplo.

As empresas e empreendedores do ramo certamente têm uma pedra no sapato em comum: a árdua tarefa de procurar pelas melhores oportunidades em uma infinidade de fontes — online e offline. Afinal, são milhares de horas desperdiçadas em frente a um computador para pesquisar, página por página na internet, os editais que contenham os objetos adequados ao serviço que você ou sua empresa oferece.

Depois do trabalho de fazer todo esse monitoramento e de encontrar a oferta “perfeita”, é hora de preparar uma proposta interessante o bastante para conseguir vencer a disputa do contrato para, enfim, ter o governo como cliente.

Agora, imagine que esse processo maçante e nada produtivo pode ser contornado com a tecnologia das plataformas de busca específicas para as licitações públicas. Elas funcionam como um Google e trazem os melhores resultados para o seu negócio em questão de segundos.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre essa importante ferramenta? Continue a leitura e saiba como ela pode ajudar o seu negócio a crescer!

Plataforma de busca de licitações: uma ferramenta necessária

Os profissionais que trabalham com esse ramo compreendem que o monitoramento atento é o segredo para fechar bons contratos licitatórios, mesmo sabendo que é humanamente impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo, certo? Afinal, são quase 900 fontes de portais para procurar os certames espalhados pelos quatro cantos do país.

Diante da avalanche de informações — e da intensa concorrência —, algumas empresas optam por aumentar o quadro de funcionários para deixar uma pessoa focada exclusivamente em “garimpar” as possibilidades de negócios recém-abertos pela administração pública.

Geralmente, esse profissional busca os editais e apresenta aos tomadores de decisão da empresa para que eles avaliem se vale a pena ou não participar da disputa.

Em contrapartida, outras companhias ou os pequenos empreendedores que não contam com budget suficiente para trazer novos profissionais lidam com a situação da maneira que estiver ao seu alcance, seja fazendo as buscas manualmente no tempo disponível para a atividade ou, ainda, assinando as centenas de boletins dos sites que publicam licitações — e, consequentemente, lotando a caixa de entrada de e-mail recebidos.

Portanto, a alternativa ideal para garantir o sucesso no nicho das licitações públicas é o de combinar a curadoria atenta dos editais com a inteligência das plataformas de busca. Além do mais, ter uma lista completa de oportunidades à altura de poucos cliques não é a única funcionalidade no “pacote” de uma ferramenta de busca como essa.

Entenda, no próximo tópico, as principais vantagens da ferramenta e por que os empresários estão migrando cada vez mais para essa solução.

Benefícios desse investimento para o seu negócio

A plataforma de busca de licitações disponibilizada pela Licita Plus abarca funcionalidades que ajudam o negócio como um todo, facilitando o trabalho desde a primeira etapa que compõe o processo licitatório. Confira!

Gestão de documentos em nuvem

A plataforma permite não somente que a documentação necessária para participar do certame fique centralizada em um só ambiente, como também proporciona o controle da papelada em nuvem, o que é importante para que a documentação que será apresentada pela empresa esteja em dia.

Além disso, a ferramenta ainda é o braço direito do empresário, pois o ajuda com lembretes e notificações para que ele não deixe passar nenhum prazo e, eventualmente, seja desclassificado no pregão eletrônico.

Isso é possível se o usuário cadastrar a carência e o vencimento dos documentos a serem usados na licitação. Assim, será possível avisar o empresário com antecedência para que ele não perca uma boa oportunidade de negócio, nem sofra penalização durante o processo.

A penalização pode ocorrer caso o empresário não esteja com os documentos atualizados e legalizados. Se isso acontecer, alguns órgãos podem impedi-lo de fazer negócios com o governo — por meio de licitações — por um ano ou mais.

Monitoramento

A plataforma da Licita Plus trabalha em tempo real com robôs — os crawlers —, que buscam todas as licitações que são lançadas no país, de acordo com as necessidades e procura dos usuários.

Assim, ao utilizar uma plataforma de busca de licitações, o empresário vai ter a garantia de que não ficará de fora das principais disputas que forem interessantes para o seu nicho de atuação.

Afinal, ele vai ter acesso a uma tecnologia que está conectada com mais de 890 fontes de portais de aberturas de licitações, sem nenhum esforço manual para isso. Em um só lugar, estarão disponíveis as oportunidades dos órgãos federais, estaduais e municipais.

Em uma plataforma como essa, o usuário terá acesso a uma maior gama de oportunidades de negócio, com aviso diário no e-mail sobre as licitações que “combinem” com o objeto buscado.

Controle de gastos

Além do benefício da automatização, a plataforma evita que a empresa tenha custos maiores com a contratação de pessoal só para acompanhar a abertura de editais do governo, visto que não é barato manter um profissional para exercer somente essa simples função.

Sem contar que isso ainda evitaria eventuais falhas nos resultados de busca, pois não deve ser nada fácil fazer essa busca manualmente, todos os dias, não é mesmo?

Resultados de busca ilimitados

A plataforma não vincula o CNPJ e o segmento em que o empresário utiliza para realizar as pesquisas, portanto, não há limites para a busca. Sendo assim, é possível pesquisar por palavras-chave de outros mercados, fazendo com que a busca não seja limitada e ampliando o horizonte de oportunidades do usuário.

Produtividade

Como todo bom gestor sabe, encontrar as licitações espalhadas pelos portais da internet é apenas o primeiro passo para conseguir fechar o contrato com as instituições públicas.

E para ser o vencedor no dia do pregão, o licitante precisa de tempo para organizar as documentações e elaborar uma proposta para desbancar a concorrência na apresentação para o pregoeiro. Por isso, quanto menos tempo e esforço são despendidos na primeira etapa de conquista dos contratos, melhor para a saúde e sucesso do negócio.

Procedimento para fazer uma pesquisa na plataforma de licitações

A primeira coisa a se fazer é preencher um simples cadastro na plataforma. No caso da Licita Plus, os sete dias iniciais de utilização são gratuitos e é possível fazer quantos testes quiser.

Depois de cadastrado, o usuário já pode fazer as buscas iniciais, estipulando os filtros — nicho de mercado, regiões e estados em que quer atuar — e as palavras-chave da área de interesse.

Para que os resultados sejam eficientes na plataforma de busca de licitações, certifique-se de que as palavras buscadas estejam escritas no singular e com a grafia correta. Se estiver tudo ok, clique em “pesquisar” e navegue à vontade em busca dos seus potenciais clientes.

Agora que você entendeu os benefícios de se investir em uma plataforma de busca de licitações, que tal entrar em contato com a Licita Plus agora mesmo para saber como podemos contribuir com o seu negócio? Estamos à disposição!

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