Por que automatizar a busca de licitações? Entenda mais!

Por que automatizar a busca de licitações? Entenda mais!

Automatizar a busca de licitações é a escolha certa para quem não sabe muito bem onde pesquisar as melhores oportunidades ou simplesmente perde muito tempo fazendo isso manualmente.

Já pensou se existisse uma espécie de “Google das licitações”, em que fosse rápido e prático encontrar as melhores para você? Ofertas como essa já existem! Neste artigo, você vai entender como a automação é possível e conhecer os benefícios que ela traz para seu negócio!

Como a automação de busca de licitações funciona

Entre 2012 e 2017, o Governo Federal somou mais de R$ 320 bilhões em compras, e cerca de metade desse valor foi distribuído nos quase 150 mil pregões que aconteceram no país nesse período. Esses dados, reunidos no Painel de Compras oficial, dizem respeito somente às licitações do Governo Federal, sem contar as realizadas pelos 5.570 municípios do país e os 26 estados, mais o Distrito Federal.

Para você, que já está no mercado de licitações ou deseja entrar nele, esses números são, ao mesmo tempo, animadores e um pouco assustadores. Animadores porque são a prova de que esse mercado é sempre promissor, e dificilmente faltam oportunidades para investir nele; assustadores porque fazem você se perguntar como é possível identificar as licitações ideais para o seu negócio em meio a tantas.

A automação da busca de licitações existe para resolver esse impasse. Funciona assim: robôs online — os crawlers — rastreiam todas as fontes oficiais da internet em busca das licitações lançadas todos os dias. Eles podem ir muito além dos tradicionais Comprasnet e Licitações-e (que também são rastreados por eles) e identificar oportunidades nos sites de qualquer prefeitura, por exemplo.

Mas onde você tem acesso a esses resultados? Existem plataformas especializadas nesse mercado, capazes de reunir em um só lugar as licitações em aberto do segmento da sua empresa e na região que você escolher. Nesse tipo de serviço, os crawlers rastreiam as licitações que atendem às suas preferências e reúnem tudo de maneira simplificada, como você vai entender melhor no próximo tópico.  

Por que automatizar é a melhor escolha

Todos os dias, milhares de licitações de todas as esferas de governo são lançadas. Encontrá-las nas fontes mais conhecidas, como o Comprasnet, é relativamente fácil. Mas, especialmente se você é um pequeno ou médio empresário, sabe bem como as licitações que ganham maior visibilidade são, geralmente, aquelas em que os grandes players do mercado já estão de olho — e eles têm, geralmente, mais liberdade para reduzir o preço que oferecem para vencer os pregões.  

Se você busca licitações manualmente, é provável que esteja perdendo excelentes oportunidades de negócio. Muitas vezes, há licitações às quais sua empresa atenderia perfeitamente, mas estão em cidades menores, por exemplo, e não foram incluídas no Comprasnet e outros portais maiores.

É compreensível que isso aconteça, já que, afinal, seria praticamente impossível você checar todas as licitações manualmente. Uma boa plataforma de automação é capaz de percorrer cerca de 700 fontes diariamente e filtrá-las segundo as suas preferências.

Para fazer o mesmo por conta própria, você teria três alternativas desanimadoras:

  • deixar as outras tarefas de lado e passar o dia realizando essa consulta;
  • contratar alguém para passar o dia exclusivamente nesse trabalho;
  • contratar um time completo de pessoas para lidar com essa tarefa mais rapidamente.

Como você pode ver, são soluções que demandam tempo, dinheiro ou os dois. Já uma plataforma que faça a busca automática otimiza, justamente, a economia e a eficiência. Veja como ela consegue isso de três maneiras:

1. Funciona 24 horas

Perder o prazo de licitações ou encontrá-las somente quando estão quase terminando é frustrante, não é? É comum que isso aconteça quando você as procura manualmente, pois dificilmente seria possível você acompanhar o lançamento de todas em tempo real.

Para os crawlers, isso é tarefa simples. Eles trabalham 24 horas e mostram as licitações assim que elas são divulgadas. Muitas vezes, a lista de licitações exibida na plataforma à tarde já tem mais itens que na manhã do mesmo dia.

E contar com automação de busca de licitações não quer dizer que você precise ficar de olho o tempo inteiro em uma plataforma. O link dos editais abertos são reunidos e enviados diretamente para o seu e-mail — uma forma fácil e organizada de acessar as informações de cada licitação rapidamente.

2. Cobre mais áreas e segmentos

Como já foi ressaltado no início do texto, o Brasil tem centenas de municípios. Cada um deles (mais os estados e o próprio Governo Federal) representa um leque de oportunidades para investir em licitações.

Com a automação, você consegue filtrar exatamente as regiões que deseja pesquisar e pode descobrir oportunidades que, de outra forma, talvez não pudesse achar. Além dos centros urbanos que costumam facilitar o acesso às licitações, torna-se simples encontrar as ofertas disponíveis em cidades menores próximas a você, por exemplo.

Facilidades como essa também se aplicam aos segmentos que aparecem para você. A plataforma de automação funciona como um “Google das licitações”, em que você aplica filtros para refinar os resultados que aparecem. Se você está interessado no ramo de obras e engenharia, por exemplo, pode configurar a busca para mostrar somente oportunidades nessa área.  

Em algumas plataformas, isso acontece de forma mais rígida, e você consegue visualizar apenas o segmento informado a partir do CNPJ da sua empresa. Mas outras plataformas permitem que você filtre como preferir — tendo em vista, por exemplo, que talvez conte com a ajuda de um assessor nessa busca.  

3. Ajuda na gestão

Algumas versões de plataforma de automação auxiliam em todos os processos de gestão de licitações, além de otimizar a busca de oportunidades. Com elas, é possível abandonar planilhas confusas e reunir todos os dados em um único lugar.

Você consegue armazenar os documentos necessários na nuvem (e, inclusive, ser automaticamente notificado quando eles estiverem prestes a vencer),cadastrar produtos, manter uma agenda de pregões (eletrônicos ou presenciais),entre outras funcionalidades gerenciais.

Como a oferta é enorme, a busca de licitações pode demandar muito tempo e esforço todos os dias. Ao automatizar essa busca por meio de uma plataforma especializada, você pode se concentrar em ações mais estratégicas para sua empresa.    

Quer entender na prática como automatizar a busca de licitações otimiza o seu negócio? Faça um teste gratuito da plataforma da Licita Plus e encontre as melhores oportunidades agora mesmo!

Compartilhe