Você sabia que existe plataforma para encontrar licitações? Entenda!

Você sabia que existe plataforma para encontrar licitações? Entenda!

O grande desafio de muitos empresários que querem ser fornecedores do governo é o de encontrar licitações públicas,
em meio às milhares disponíveis todos os dias no Brasil.

Afinal, são oportunidades para os mais diversos ramos de negócio, e os bilhões de reais investidos pela Administração Pública na compra de bens e serviços
atraem um número cada vez maior de proponentes nas disputas.

Faturar um pregão oferece muitas vantagens, e para aproveitá-las a empresa não precisa necessariamente ser líder de mercado,
ter uma equipe inteira à disposição ou uma estratégia de marketing afiada: o importante mesmo é chegar primeiro a elas e se preparar com antecedência
para conquistar a atenção do pregoeiro - o juiz da licitação - com uma proposta sedutora, que preze pelo custo-benefício do projeto.

Mas como encontrar boas licitações, com objetos adequados ao seu ramo de negócio?

Simples: use a internet a seu favor! Neste artigo você aprenderá como fazer isso.

Como encontrar os editais de licitações?

No Brasil, existem mais de 5 mil prefeituras e diversos portais de compra na internet - municipais, estaduais e federais - onde os editais de licitações são publicados diariamente.

Sites como o Comprasnet e Licitações-e divulgam inúmeras novas oportunidades e são campeões de acesso por serem boas fontes para quem procura por licitações públicas.

Os fornecedores interessados em fazer uma oferta, então, acessam cada um desses portais e se cadastram para receber boletins com os novos editais por e-mail.

Para não perder nenhum negócio, é comum lotar a caixa de entrada e despender um bom tempo para ler cada oferta com atenção, verificar o objeto da proposta para, enfim, participar de um certame.

A leitura atenta da licitação é parte importante no processo e evita futuras dores de cabeça ao licitante, pois é o momento de se certificar de que a empresa é capaz de cumprir os prazos, procedimentos e exigências solicitadas.

A regra de ouro é não se comprometer com obrigações fora da realidade da empresa. Não faz sentido ganhar um pregão para fornecer serviços de engenharia se a ganhadora da licitação trabalha com artigos de informática, certo?

Por isso, é preciso estar vigilante às regras do edital e não deixar passar nenhuma informação importante que poderá prejudicar o licitante em oportunidades futuras.

A alternativa que se abre no universo da disputa por licitações é deixar todo esse trabalho manual de lado e seus potenciais riscos para contar com a ajuda de um buscador de licitações online - uma espécie de Google para encontrar editais.

Entenda melhor sobre essa novidade nos próximos tópicos!

Como funciona uma plataforma de busca de licitações?

Assim como ir pessoalmente a uma repartição pública para tomar conhecimento de novos editais ficou para trás, se cadastrar em incontáveis portais e encher a caixa de entrada também está se tornando uma maneira antiquada de se atualizar sobre o mercado bilionário das licitações públicas.

Foi para deixar a pesquisa menos árdua e para acompanhar de perto o surgimento de processos licitatórios que as plataformas de busca de editais se mostraram necessárias.

O Licita Plus, por exemplo, tem foco em pesquisa em cerca de 700 portais e fontes de licitações. Usando robôs - os chamados ‘crawlers’ -  e o mapeamento inteligente de editais, a ferramenta consegue chegar ao resultado de 6 a 8 mil novas oportunidades de negócio a cada 24 horas.

Funciona assim: o usuário se cadastra na plataforma e insere palavras-chave que descrevam o ramo de atuação do negócio. Se a empresa fornece medicamentos, ela pode filtrar a busca com a palavra ‘saúde’ e conseguir os resultados mais relevantes, por exemplo.

Com base nas informações inseridas, o motor de busca cruza os dados à procura de licitações segmentadas pelos robôs, que tenham como objeto somente as palavras de real interesse do autor da oferta.

A plataforma centraliza as informações espalhadas pelos grandes sites, como os já mencionados Comprasnet e Licitações-e, e otimiza todo o processo por meio da automação de busca.

Quais são as vantagens de um buscador de licitações?

É impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e é por isso que garimpar manualmente novas licitações nas incontáveis fontes é uma empreitada pouco eficiente.

Não dá para perder um dia inteiro de trabalho em frente ao computador checando em diversos endereços da internet qual foi a última licitação aberta ou qual delas possui um objeto que se encaixa na linha de produtos e serviços fornecidos pela empresa.  

Eleger uma plataforma de busca de licitações é, certamente, o caminho para retirar essa pedra no sapato de todo fornecedor do governo, iniciante no mercado ou não.

Concentrar todas as oportunidades de negócio em um só lugar dá poder ao licitante de gerenciar com tranquilidade todo o processo licitatório. A propósito, encontrar o edital adequado é apenas o primeiro passo do proponente na jornada até que ele seja o vencedor no dia do pregão.

Para exemplificar melhor o cenário de vantagens que a ferramenta possui, resolvemos listá-las abaixo:

1. Gerenciamento

Concentrar as licitações em um só lugar possibilita que o ofertante tenha maior poder de gerenciamento sobre elas e evite que seja desclassificado por mera distração.

Assim, será mais fácil cumprir os prazos estipulados, providenciar a documentação a tempo e de acordo com o layout exigido na proposta.

2. Eficiência

A busca automatizada de editais baseada em segmentação por filtros dá ao licitante a vantagem de avaliar, sem esforço, apenas as oportunidades realmente relevantes para ele, diminuindo a possibilidade de um erro clássico dos iniciantes que é o de se comprometer com algo que não pode cumprir.

Este erro, inclusive, pode acarretar em punição por parte dos agentes públicos.

3. Competitividade

O Licita Plus traz resultados com antecedência de licitações que ainda serão abertas, mas que já foram disponibilizadas em algum portal da rede, o que deixa o proponente à frente dos concorrentes no certame, dando a ele mais agilidade no processo.

Todos os fatores acima acarretam em economia de tempo e de energia para que o fornecedor fique livre para se preocupar com outras questões igualmente importantes, como a elaboração da proposta e a organização de toda a papelada que será apresentada ao pregoeiro no dia da disputa.

Agora que você já aprendeu a encontrar licitações com agilidade, que tal saber como gerenciar dezenas de oportunidades com o governo ao mesmo tempo?
Entre em contato conosco do Licita Plus e se informe sobre muitas outras funcionalidades da ferramenta!

Compartilhe